A Escolha, Nicholas Sparks

sexta-feira, fevereiro 26, 2016

Oi, gente!!
Bom, já faz algum tempo que venho querendo começar a fazer resenhas e compartilhar com vocês. Mas, sempre adiava por receio. Afinal, nunca havia feito isso aqui no Blog. Enfim, resolvi acabar com a enrolação. E, a primeira resenha não poderia deixar de ser sobre o livro de um dos meus autores favoritos, Nicholas Sparks. A Escolha é um de seus vários romances. Aliás, mais um que inspirou algum filme. Sim, já temos mais um romance que saiu dos papéis para invadir as telonas. Mas, se você é como eu e prefere ler o livro antes de se entregar ao filme, aqui segue a resenha para se encantar e começar mais uma leitura.
Título: A Escolha
Autor: Nicholas Sparks
Páginas: 303
Editora: Novo Conceito

"Abrangendo os anos agitados do primeiro amor, casamento e família, A Escolha nos faz refletir sobre a questão mais difícil de todas: até onde você iria para manter o amor da sua vida?"

Resumindo, o livro conta a história de duas pessoas com vidas bem diferentes: Gabby, uma mulher que cresceu numa família conservadora, com uma mãe que acredita que toda mulher deve casar, ter filhos e viver apenas para a família, e Travis, um veterinário que nasceu e cresceu numa cidade pequena e sem medo de se aventurar. Acontece que, por maiores que sejam suas diferenças, eles têm algo em comum: são vizinhos e amam os cachorros. E é por causa de seus cães que os dois acabam se conhecendo. No entanto, inicialmente, Gabby demonstra não gostar de Travis. Até o dia em que resolvem "começar de novo". A partir daí a relação entre os dois muda completamente.

Como muitos já sabem, Nicholas é conhecido por seus romances extremamente detalhistas e desta vez não foi diferente. Com a leitura, você consegue imaginar perfeitamente os personagens, imaginar cada detalhe, e consegue até visualizar cada situação retratada. Não sei se isso é bom ou ruim. No meu ponto de vista é ainda melhor porque consigo entrar na história de uma forma surpreendente. Mas, confesso que pode se tornar um pouco chato, as vezes, por aumentar ainda mais a ansiedade para saber o que vai acontecer a seguir.
A história é contada como se fosse uma lembrança do personagem principal. Tanto que começa em um determinado ano e ele volta dez anos para explicar o que foi apresentado inicialmente. Talvez haja uma confusão ao se deparar com os dez anos depois dos acontecimentos, quando Travis volta a falar sobre sua realidade, por isso requer uma certa atenção em determinado momento. O que não quer dizer que você irá se perder nos fatos.

A narrativa é dividida em duas partes. Sendo que antes de dar início a elas, o autor faz uma breve introdução com o personagem principal. O que já nos leva a imaginar que algo não muito bom aconteceu. A primeira parte que se segue é como se fosse um "flash back" onde o personagem que nos foi apresentado na introdução volta dez anos antes do momento em que ele estava. Nesta parte nos é apresentado todos os personagens, incluindo Gabby. Detalhes, de suas vidas, são dados juntamente com pequenos detalhes de lugares e situações que fazem a diferença em determinados momentos. Já a segunda parte diz respeito à situações que vieram a acontecer por consequências das escolhas dos personagens após terem se conhecido e o que levou a união de Travis e Gabby. Aqui iremos entender o que o autor quis dizer com sua introdução e o que de fato estava acontecendo. É nessa parte que saberemos o motivo pelo qual Travis insiste em querer saber "Até onde devemos ir em nome do amor" e tomaremos conhecimento da grande escolha que ele deverá tomar em relação a sua vida e a de sua mulher. 
A Escolha é um livro maravilhoso. Acredito que muitos o julgarão por ser um romance do Nicholas, o que os leva a crer que este é apenas mais um com uma história melancólica. Na verdade, ele realmente trás uma certa melancolia e tristeza. Mas tudo se deve ao rumo da história. E não é algo que permanece durante todo o livro. Escrito de forma envolvente, ele nos prende de forma surpreendente. E consegue passar lições sutis sobre determinados assuntos da vida. Mas, mesmo tendo gostado do livro, não sei se quero assistir ao filme depois de lê-lo. Fiquei tão emocionada com todas as cenas e detalhes que não quero me decepcionar com a adaptação.

Bom, preciso confessar que este se tornou um dos meus livros prediletos. Não pela história em si. Mas, pelo que ela nos induz a pensar. Na maneira como ele nos leva a parar para refletir em nossas escolhas que, por menores que sejam, sempre trazem consequências, mesmo que elas só apareçam num futuro distante. É interessante parar para pensar sobre isso. Ainda mais depois de ler este livro e perceber, mais uma vez, que nunca saberemos o que vai acontecer no minuto a seguir. Enfim, está uma leitura que lhe trará reflexões como está e lhe fará pensar na sua vida e nas escolhas que, possivelmente, terá que tomar em algum momento.

Leia Também

2 comentários

  1. Eu gosto dos livros do Sparks. Geralmente são bem previsiveis, mas são tão apaixonantes e a leitura vai tão rápido que quando percebemos, acabou! Faz um bom tempo que não leio os livros dele, mas darei uma chance a A Escolha assim que der.

    Beijos, Érica
    http://demasiadaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São apaixonantes mesmo!!! Gosto bastante!!
      Ah, dê uma chance sim. O livro é muito bom!!
      Beijos!!

      Excluir

Seu comentário é muito importante, e um grande incentivo!!
Então, se leu e gostou, deixe um comentário para que eu saiba!!
Agradecida, desde já.

Subscribe